Marilena Winter toma posse como 1ª presidente da OAB Paraná

A nova diretoria da OAB Paraná tomou posse nesta quinta-feira (24) em solenidade realizada no Teatro Positivo, em Curitiba. Primeira mulher eleita para presidir a seccional, Marilena Winter está à frente da diretoria no triênio 2022/2024.

A diretoria é composta também pelo vice-presidente Fernando Deneka, pelo secretário-geral, Henrique Gaede, a secretária-geral adjunta Roberta Santiago Sarmento, o diretor-tesoureiro Luiz Fernando Casagrande Pereira, a diretora de Prerrogativas Marion Bach e a diretora da Jovem Advocacia Fernanda Valério.

Também foi empossado o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Fabiano Baracat, e os demais diretores da entidade.

“Este percurso cujo início estamos celebrando hoje é a maior honra da minha vida: presidir a Seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo a primeira da história eleita para ocupar essa função. Esta não é a posse da Marilena, de sua diretoria e de seu conselho, mas a posse de todas as pessoas, especialmente das mulheres, que lutam todos os dias pelo reconhecimento da igualdade de direitos”, disse Marilena em discurso. “Há algo de muito especial a ser celebrado, porque unidos, conseguimos romper uma barreira histórica. Unidos, conseguimos reescrever a história com a força de mulheres e homens advogados, demonstrando o quanto é justo e necessário defender todos os dias a dignidade da nossa profissão para podermos lutar pelos direitos das outras pessoas. Unidos, nós comprovamos que é possível corrigir o passado traçar uma nova trajetória rumo a um futuro mais igualitário, mais justo e mais solidário”, refletiu a nova presidente da OAB Paraná.

Marilena relembrou importantes momentos da seccional paranaense, como a histórica Conferência de 1978, importante marco no processo de redemocratização do país e o movimento O Paraná que queremos, importante luta pela transparência e moralidade pública.

Pioneirismo

Marilena Winter assume a função no lugar de Cássio Telles, que esteve à frente da seccional de 2019 a 2021. Telles iniciou o discurso se referindo ao grande desafio de sua gestão, que foi enfrentar a pandemia de covid-19 com suas incertezas, tornando ainda mais difícil a tomada de decisões.

Trajetória

O trabalho de Marilena Winter no sistema OAB começou no triênio 1998/2000, como conselheira suplente. Por essa época, ela havia acabado de ser aprovada no Mestrado da UFPR, no concurso de Professora Assistente da PUC-PR. e logo depois, no concurso para Procuradora do Município de Curitiba. Em seguida foi admitida no Instituto dos Advogados do Paraná.

A advogada foi conselheira titular da OAB nos dois triênios subsequentes, 2001/2003 e 2004/2006. Integrou ainda a primeira Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná. Em 2006 e foi designada vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (CEEO). Também compôs a Comissão da Advocacia Pública.

Ao longo de sua carreira pública ocupou cargos comissionados, como consultora jurídica e como diretoria jurídica de uma estatal. Foi também decana-adjunta da Escola de Direito da PUC-PR e exerceu, por algum tempo, a coordenação do Curso de Direito.

Na gestão 2013/2015, Marilena Winter compôs novamente o Conselho Seccional, foi consultora da Comissão de Advocacia Pública e atuou ainda como membro da Câmara de Seleção, um órgão colegiado da OAB Paraná dedicado a instaurar processos relativos à ética dos profissionais da advocacia. Na gestão 2016/2018 integrou a diretoria como secretária-geral e presidente da Câmara de Seleção. No triênio 2019/2021, foi vice-presidente da OAB Paraná.

No dia 25 de novembro de 2021, foi eleita para presidir a seccional na gestão 2022/2024. Também é advogada pública, procuradora do Município de Curitiba.