Com novo decreto em vigor, comércio em Maringá abre neste sábado; confira outras medidas

Nesta sexta-feira (18), um novo decreto sobre as medidas de combate à pandemia de Covid-19 começou a valer em Maringá. As novas regras vão até às 23h59 do dia 28 de junho. Uma das mudanças foi a permissão da abertura do comércio aos sábados, das 8 às 13 horas.

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Maringá

Já outras restrições ficaram mantidas, como o toque de recolher, proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas entre 21 e 5 horas e fechamento do comércio aos domingos, com exceção dos serviços essenciais. 

Confira as medidas:

– Toque de recolher no período das 21h até as 5 horas;

– Proibida a comercialização e o consumo de bebidas
alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo das 21h às 5h, diariamente, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais;

– Suspensão de eventos, reuniões, celebrações e comemorações, exceto aqueles já autorizados pelos órgãos competentes do município;

– Comércio em geral, galerias e centros comerciais funcionarão das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8 às 13 horas, com limitação de 50% de ocupação;

– Os shopping centers deverão abrir das 10 às 21 horas, de segunda a sábado, com limitação de 50% de ocupação. Os shoppings de atacado, até as 17 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% de ocupação;

– Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, podem abrir até as 19 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados até as 18 horas, com limitação de 50% de ocupação. 

– Pet shops, inclusive serviços de banho e tosa, e lojas agropecuárias, atenderão das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8  às 13 horas, com limitação de 50% de ocupação.

– Academias de ginástica, escolas de natação, tênis, pilates, lutas, dança, crossfit e assemelhados, para práticas individuais: poderão acontecer das 6 às 21:00 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 40% de ocupação. Os esportes coletivos e outros como tênis, beach tennis, futevôlei, inclusive em clubes, associações e condomínios residenciais, ficam autorizados de segunda a sexta-feira, das 6 às 21. 

– Feiras livres e feiras do produtor atenderão até as 21 horas, de segunda a sábado, sendo proibido o consumo no local aos sábados após às 15 horas. 

– Casas lotéricas abrirão das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8 às 13 horas, com limitação de 50% de ocupação.

– Indústrias, inclusive construção civil, trabalharão de segunda a sexta-feira, sem restrição de horário. No domingo poderão funcionar as indústrias com processo de produção que não possa sofrer interrupção sem provocar perda ou deterioração do bem ou produto fabricado.

– Os restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, lojas de açaí, carrinhos de lanche, food trucks, lojas da praça de alimentação dos shoppings e similares poderão abrir até as 21 horas, de segunda a sexta, e aos sábados até as 15 horas, com limitação da capacidade em 50%. É permitido drive-thru até as 21 horas, bem como delivery até as 23 horas, sendo proibida a colocação de mesas, cadeiras e/ou banquetas nas calçadas, gramados e afins. Aos domingos fica permitido o funcionamento apenas por drive-thru até as 21 horas, bem como delivery até as 23 horas.

* Supermercados, mercados, mercearias, casas de massas, quitandas,  padarias, açougues, peixarias, lojas de conveniências e disk-bebidas funcionarão até as 21 horas de segunda a sábado. É proibido consumo no local aos sábados a partir das 15 horas. Estes estabelecimentos poderão utilizar os sistemas delivery e drive-thru aos domingos até às 23 horas, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas após as 21 horas.

– Aos domingos, 20/6 e 27/6, funcionarão somente as farmácias; distribuidoras de água e gás; postos de combustíveis, com exceção das lojas de conveniência; clínicas médicas e veterinárias, somente para atendimento de urgência e emergência; segurança privada; e prestação de serviços de natureza emergencial. 

Informações da Prefeitura de Maringá

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.