Dia de Cooperar 2021 conta com ações solidárias e evento online

Neste sábado (3), é realizado o Dia de Cooperar 2021, ou Dia C, em que cooperativas de todo o Brasil apresentam os resultados de ações solidárias em benefício da comunidade, realizadas por voluntários. Além disso, haverá um evento online para comemorar a data, em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo.

DIa C. Foto: Divulgação

No Paraná, 10 cooperativas do estado atuam de forma conjunta em uma ação em Maringá, que consiste na venda de hambúrgueres em 10 lanchonetes participantes da campanha, com a renda revertida para cinco entidades da cidade: Lar Escola da Criança de Maringá, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Lins de Vasconcelos, Asilo São Vicente de Paulo de Maringá e Família Sopão.

A campanha funciona da seguinte forma: cada pessoa que quiser contribuir deverá adquirir um voucher (cupom), que poderá ser trocado por um hambúrguer nas hamburguerias participantes. Cada voucher custa R$ 30 e pode ser comprado diretamente das entidades beneficiadas (contatos abaixo) ou pelo aplicativo “Aiqfome”. Além dos cupons impressos, também será possível adquirir vouchers eletrônicos para entrega via delivery. O período de distribuição dos hambúrgueres será de 3 a 10 de julho, devido à logística de entrega.

Participam desta ação, 10 cooperativas paranaenses atuantes em diversos ramos do cooperativismo: Cocamar, CooperaCom, Pluricoop, Sicoob Metropolitano, Sicredi União PR/SP, Sinergi, Unicampo, Unicred, Unimed Maringá, Uniodonto Maringá. Todas participam do Dia C com recursos, o que impacta na promoção de renda do terceiro setor, na economia local do ramo alimentício e, neste caso, promove para a população de Maringá a oportunidade de contribuir com uma causa.

As hamburguerias de Maringá em que poderão ser adquiridos os hambúrgueres desta campanha são: Thunder Burger, Super Burger, Barbiekill, Casa da Mãe Joana, Hands Bar Board Games, Gigio’s Pão de Alho Sanduicheria, O Conde Sandwich, Mr Hoppy (estas aceitam cupom físico e virtual), Tatoe’s Burger e Johnny Rockets (estas duas últimas só aceitam cupom físico). A expectativa é que cada entidade arrecade R$ 10 mil. As cooperativas também contribuem para incentivar a venda de vouchers para que as entidades alcancem as metas de arrecadação.

Evento online
O Dia C é um movimento nacional coordenado pelo Sistema OCB e desenvolvido com apoio das organizações estaduais. No Paraná, neste sábado (3), haverá o evento online Expo PRCoop, realizado pela Ocepar, que representa e defende os interesses do cooperativismo paranaense. Será uma feira virtual, que traz atrações culturais e mostra as ações de voluntariado do cooperativismo paranaense.

Pode ser acessado pelo site, a partir das 13h30. Após fazer a inscrição, o visitante será direcionado para uma plataforma virtual composta por duas áreas: o auditório, que será palco da abertura e das apresentações artísticas, e o espaço de exposição, o Dia C Expo PRCoop, em que cada cooperativa participante terá um estande, mostrando ações que ajudaram pessoas impactados pela pandemia do coronavírus. A programação do auditório será comanda pelo palhaço Alípio. Haverá shows com o Circo Mahallo e o grupo musical Barra da Saia.

Sobre o Dia C
Originado em Minas Gerais em 2009, o Projeto Dia de Cooperar (ou Dia C) tinha como proposta realizar ações filantrópicas por voluntários de cooperativas durante o dia em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho. Com o passar dos anos, o Dia C se tornou nacional. Segundo dados do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em 2020 quase 8 milhões de pessoas foram beneficiadas, com as cerca de 3 mil iniciativas e ações realizadas por mais de 2 mil cooperativas e seus cerca de 140 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da covid-19, o total realizado no ano passado passou de 2 mil. Ao todo, mais de 1.300 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

Contatos das entidades para aquisição de vouchers:
Lar Escola da Criança de Maringá: 44 99877-0164
Rede Feminina de Combate ao Câncer: 44 99123-6545
Lins de Vasconcelos: 44 3268-5546
Asilo São Vicente de Paulo de Maringá: 44 3025-3443
Família Sopão: 44 3040-1635

Foto: Divulgação
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.