Estudo analisa relação entre diagnóstico de covid-19 e de dengue

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) busca identificar a reação cruzada entre testes positivos da dengue e da covid-19. A iniciativa surgiu após artigos científicos indicarem a possibilidade de exames falsos positivos para a dengue em pessoas contaminadas com o coronavírus, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento adequado.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) busca identificar a reação cruzada entre testes positivos da dengue e da Covid-19. - Foto: SETI

O projeto de Iniciação Científica será realizado no Hospital Universitário Regional de Maringá. Inicialmente, 30 amostras de sangue de pacientes internados passarão pela análise dos pesquisadores. Também serão avaliados dados clínicos como comorbidades, resultados bioquímicos, hematológicos e imunológicos.

Em março de 2020, a revista científica Lancet Infectious Diseases publicou o relato de dois casos clínicos em Singapura que apresentaram testes positivos para a dengue e para a covid-19. Após análise, ficou comprovado que o teste sorológico era um falso positivo para a dengue.

Ambas as doenças possuem alguns sintomas em comum, como febre, dor ao redor dos olhos, dor muscular, articular e de cabeça, enjoo e vômito. A dengue, porém, não costuma causar sinais respiratórios como coriza ou tosse. Além disso, a doença transmitida pelo Aedes aegypti pode gerar manchas vermelhas, especialmente nos casos mais graves.

Para o orientador da pesquisa, Dennis Armando, isso ocorre pela similaridade antigênica e sintomatológica parecida das duas doenças, o que dificultaria o diagnóstico nesse momento de pandemia.

“Nosso objetivo é avaliar se isso de fato tem acontecido e de que maneira podemos prevenir, para que não haja diagnóstico errôneo e tardio dessas duas doenças graves. Assim, conseguiríamos ajudar nosso sistema de saúde”, afirma.

“A falha no resultado do teste rápido para a dengue tem sérias complicações para o paciente e para a saúde pública. Por isso, é importante aplicar testes com alto grau de sensibilidade e acessíveis”, destaca o pesquisador.

O último boletim da dengue, divulgado no início de junho pela Secretaria de Estado da Saúde, registrou 1.507 casos novos. O total de notificações ultrapassou a marca de 80 mil em todo Paraná, desde agosto do ano passado. Destes, 12.424 permanecem em investigação e 35.648 já foram descartados.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.