UEM obtém nova patente na área de remoção de poluentes orgânicos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Noroeste do Estado, recebeu uma nova patente. A “Utilização do Corante Azul de Metileno na Dopagem de Carvão Ativado e sua Aplicação como Eletrodo para Supercapacitores” foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Foto: Arnaldo Alves (arquivo)

A patente está relacionada aos processos de remoção de poluentes orgânicos a partir de meios aquosos. O carvão ativado é um dos materiais que podem remover poluentes orgânicos da água via adsorção. Esse processo resulta em um resíduo que, usualmente, não possui uma destinação final apropriada.

A equipe responsável pelos experimentos que resultaram na patente era composta pelo professor do Departamento de Química (DQI), Vitor de Cinque Almeida, e três estudantes: André Luiz Cazetta, Isis Pelegrini Andrade Fukumoto de Souza e Osvaldo Pezoti Junior. Na época da realização da pesquisa, André era aluno de iniciação científica, enquanto Isis e Osvaldo eram estudantes do Programa de Pós-graduação em Química, em nível de mestrado e doutorado, respectivamente.

A pesquisa mostrou que o carvão ativado saturado com o corante azul de metileno pode ser reaproveitado a partir de um tratamento térmico para ser usado como acumulador de cargas elétricas. Isso permite que o material seja utilizado como capacitor, um componente essencial para o funcionamento de produtos eletrônicos.

De acordo com André Luiz Cazetta, essa tecnologia pode baratear o processo de produção destes eletrocatalisadores utilizados como capacitores, uma vez que se propõe utilizar um material que é um resíduo resultante do processo de adsorção para obtenção de material com capacidade de armazenamento de carga.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.