Justiça determina que obras na orla de Matinhos devem continuar

A Justiça Federal do Paraná indeferiu o pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) para suspender as obras e o contrato firmado para a revitalização da orla de Matinhos, no litoral do estado. A decisão é do juiz federal Flávio Antonio da Cruz, da 11ª Vara Federal de Curitiba.

Foto: Divulgação/AEN

Segundo o magistrado que conduz o caso, “não há como descartar que a eventual suspensão das obras, neste momento, não ensejaria maiores danos ambientais do que aqueles que se quer evitar. Há risco de dano inverso, por conta do exposto”.

No documento de mais de 700 páginas, o magistrado determinou ainda que o Consórcio Sambaqui, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Estado do Paraná encaminhem relatório detalhado a situação atual das obras, próximas fases e cronograma a respeito do avanço de cada uma, com destaque para as medidas adotadas para a tutela da natureza. Também deverão detalhar o valor da inversão financeira já promovida.

O juízo da 11ª Vara Federal de Curitiba ordenou que o Ibama assuma a condução do processo administrativo para evitar a situação de auto licenciamento. O prazo estipulado é de 20 dias, arbitrando multa de  R$ 20.000,00 para cada dia de atraso no cumprimento da determinação.

O magistrado não descartou sobre eventual necessidade de realização de inspeção judicial para examinar a situação atual da obra, medida suscetível de ser promovida de ofício. Frisou que irá apreciar novamente a eventual necessidade de suspensão das obras, à luz dos elementos de convicção que venham a ser aportados aos autos.

As obras começaram em março de 2022 com as instalações de tubulações na orla e a dragagem. O pedido do MPPR e do Ministério Público Federal (MPF) foi para a anulação do contrato celebrado entre o IAT e o Consórcio Sambaqui, além da suspensão de qualquer intervenção, atividade ou obra no local, inclusive, supressão vegetal, extração mineral, aterro, terraplanagem, dragagem, entre outros. Segundo o pedido, a obra para a engorda da praia de Matinhos não tem licença regular e a dragagem sequer foi autorizada.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.