Mais uma baleia jubarte juvenil é encontrada encalhada e morta no litoral do Paraná

Por volta das 10 horas desta quarta-feira (11), uma baleia jubarte foi encontrada encalhada em Matinhos, no litoral do Paraná. A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LECUFPR) via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada pela Prefeitura de Matinhos para verificar as condições do animal.

Foto: LECUFPR

A baleia jubarte era uma fêmea juvenil medindo pouco mais de oito metros e estava em estado avançado de decomposição. A causa da morte do animal e sua condição de saúde só poderá ser identificada após análises do material biológico coletado.

Esta é a oitava baleia que encalha sem vida desde o início da temporada de inverno no litoral paranaense.

Os casos deste ano ocorreram na Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. Em seis anos do PMP-BS no Paraná, foram registradas, ao todo. 20 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.

Todos os procedimentos para atendimento, necropsia e destinação da baleia seguem em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA), e com os protocolos nacionais da Rede Brasileira de informações e atendimento a encalhes de mamíferos aquáticos/REMAB (CMA/ICMBIO).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.