Obras de alargamento da areia chegam ao Pico de Matinhos nesta terça-feira

As obras estão avançando na Orla de Matinhos. Nesta semana, o alargamento da faixa de areia chega ao Pico de Matinhos, um dos pontos turísticos mais famosos do Litoral.

Foto: Divulgação/Sedest

Por causa das máquinas, o acesso à praia nessa altura será bloqueado para moradores e visitantes a partir desta terça-feira (27). A interdição é necessária para a segurança da população, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Aos pescadores será permitido um acesso provisório, a fim de garantir a continuidade das suas atividades diárias.

Para os praticantes do surfe, o acesso deve permanecer bloqueado por apenas dez dias, a fim de garantir a segurança dos atletas durante a operação das máquinas. Os acessos restritos serão indicados por sinalizações.

Obras

O alargamento da faixa de areia nos Balneários de Matinhos teve início no Balneário Riviera e deve atingir o Pico de Matinhos nesta terça (27). Após este trecho, a draga Galileo Galilei, que executa o processo de dragagem da areia, voltará ao Balneário Riviera e fará o engordamento da praia até o Balneário Flórida.

No total, serão 4,5 km de faixa de areia até 100 metros mais larga nos Balneários de Matinhos, com cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia a mais depositados na orla. O processo é o mesmo já realizado na praia de Caiobá, que teve o alargamento realizado em 1,8 km, com um milhão de metros cúbicos de areia, e cujo acesso à praia já foi totalmente liberado para utilização pública.

As obras de alargamento da faixa da areia fazem parte das Obras de Revitalização da Orla de Matinhos, com investimentos de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Paraná.

O investimento se refere a uma série de intervenções, entre engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.