As chuvas e ventos fortes que atingiram o Paraná na noite de quarta-feira (12) e a madrugada desta quinta-feira (13) deixaram aproximadamente 700 mil residências sem luz em todo o Estado.
Segundo a Copel, até às 11h30 desta quinta (13) ainda tinham cerca de 150 mil consumidores com o fornecimento de energia interrompido.
A região mais afetada é o Leste do Paraná, (Curitiba, Região Metropolitana e Litoral), com 108.813 unidades consumidoras desligadas até a última atualização.
A Copel afirma que cerca de 1.700 profissionais, entre eletricistas, técnicos e operadores, foram mobilizados para restabelecer o fornecimento de energia em todas as regiões do Paraná.
- Chuva em Curitiba causa queda de árvores e fios de energia; vídeo
- Paraná segue com chuvas e ventos fortes nesta quinta (13)
De acordo com o Simepar, foram registrados ventos de mais de 90 km/h em algumas localidades, além de muitas descargas atmosféricas, o que provocou a queda de árvores sobre a rede, além da quebra de postes. Devido à gravidade da situação, trechos da rede de energia chagaram a ser destruídos.
Copel faz alerta sobre chuvas e falta de energia no Paraná
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.
Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.
O excesso de chuvas e ventos é resultado do avanço de uma frente fria pelo Estado, acompanhada de muitas descargas elétricas e rajadas de ventos fortes. A região Sul do País também enfrenta eventos climáticos relacionados a um ciclone extratropical.
Para receber alertas da Defesa Civil sobre eventos climáticos basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.