Motoristas paranaenses podem ter até 70% de desconto no IPVA com uso de GNV

Em busca de maior economia para as contas do ano, o Gás Natural Veicular (GNV) se mantém como uma opção vantajosa para os paranaenses que percorrem grandes distâncias diariamente. Isso porque, além do combustível apresentar um maior rendimento, garantindo uma economia de até 20% para quem abastece, é possível obter um desconto de 70% no valor do IPVA. Os motoristas que possuem o kit GNV instalado e com a documentação em dia pagam apenas 1% da alíquota do IPVA, contra 3,5% dos demais.

Foto: Divulgação

O diretor técnico-comercial da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Fábio Morgado, ressalta que além da vantagem econômica, garantir a manutenção do veículo em dia é fundamental para a segurança de todos. “O GNV é altamente seguro e para prevenir acidentes é fundamental a sua correta instalação, bem como a manutenção periódica e a inspeção veicular anual. É importante que a instalação do kit GNV seja realizada apenas em oficinas credenciadas pelo Inmetro e que as recomendações de segurança sejam observadas também durante o abastecimento”, destaca.

Confira as recomendações da Compagas para a segurança no uso do GNV:

Instalação de kits de conversão
Qualquer veículo pode ser convertido para o GNV e, assim, se tornar bicombustível, mantendo ou a gasolina ou o etanol e adicionando o GNV. O kit deve ser instalado em uma oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – atualmente, no Paraná, há 16 oficinas aptas a fazer a instalação.

O GNV deve ser armazenado no cilindro próprio, com selo de certificação do Inmetro. Esses cilindros certificados são preparados para suportar com segurança uma grande quantidade de energia mantida sob pressão elevada, em torno de 200 bar. “Nunca se deve substituí-los por outro reservatório, como botijões de gás de cozinha ou diferentes tanques de ar comprimido. Também nunca se deve tentar transferir GNV de um cilindro para outro”, alerta Morgado. Outra dica é: não aceite a instalação de peças usadas, recondicionadas ou de procedência desconhecida.

Inspeção periódica
Após a conversão para GNV e a cada 12 meses, deve ser realizada uma inspeção no veículo em uma empresa especializada. A partir dessa inspeção, será possível emitir o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e o selo GNV, que é essencial para obter o licenciamento anual do veículo e para apresentar no momento do abastecimento.

Para garantir o desconto de 70% no ano de 2023, os motoristas que circulam com o kit GNV devem realizar a inspeção veicular e apresentar a documentação no Detran-PR até o final do mês de dezembro.

Abastecimento em postos
Nos postos, as recomendações de segurança durante o abastecimento incluem: estacionar o carro no local indicado; manter o porta-malas e o capô do carro abertos; desligar o motor, rádio, faróis e acessórios elétricos; não utilizar o telefone celular ou outros aparelhos eletrônicos; não fumar no local; sair do veículo e manter-se a uma distância segura.

O Paraná conta com postos de GNV nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Largo, Ponta Grossa, Colombo e Pinhais. A relação completa com os endereços está disponível no site da Compagas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.