Museu de Curitiba faz exposição em homenagem aos feirantes do Largo da Ordem

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Patrimônio cultural imaterial da cidade, a Feirinha do Largo da Ordem é uma instituição curitibana que não vai ficar de fora da programação dos 330 anos da capital paranaense. O Museu da Fotografia de Curitiba, anexo ao Solar do Barão, abre nesta terça-feira (21) a nova exposição: Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem.

Foto: Carolina Castanho

Com 50 obras da fotógrafa Carol Castanho, as imagens retratam cenas dos tradicionais domingos no Largo da Ordem e também do dia a dia dos feirantes. 

A exposição é um desdobramento de um projeto que resultou no volume 150 do Boletim Casa Romário Martins, da Fundação Cultural de Curitiba, lançado em 2022, e na história em quadrinhos Histórias do Largo, disponíveis no site www.historiasdafeiradolargo.com.br.

“As fotografias contidas no livro, e que agora estarão na exposição, são para que os feirantes se vejam e se apropriem do importante lugar que ocupam na história da cidade e para que no futuro possamos ver quem eram essas figuras que movimentam Curitiba aos domingos”, diz Carol Castanho. 

A exposição ficará em cartaz até dia 7 de maio e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h, com entrada gratuita. O trabalho é uma parceria entre a Flutua Produções, Canô Produções e a fotógrafa Carol Castanho. A curadoria é assinada por Lu Berlese.

Leia mais:

As fotografias são apenas uma parte do trabalho que coletou memórias das pessoas responsáveis pela existência de uma das maiores feiras urbanas do Brasil. O projeto envolveu pesquisa histórica realizada por Soraia Gatti, e antropológica, guiada por Luana Camargo.

“Os feirantes e suas trajetórias atravessam e são atravessados pela Feira do Largo da Ordem e, quando pensamos nela e em sua importância histórica e cultural, não podemos deixar de pensar em cada um dos 1.300 indivíduos que a constroem e mantêm, dia após dia. Ela é viva, pulsante e tecida por muitas mãos”, diz Luana Camargo.

A Feira do Largo da Ordem surgiu no início da década de 1970 e logo em seguida foi oficializada. Hoje, 50 anos depois, reúne em torno de 1.300 pessoas mantenedoras do evento: artesãos, cozinheiros e comerciantes de produtos. Em 2018, a Feira do Largo da Ordem foi reconhecida como patrimônio imaterial de Curitiba pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem

  • Local: Museu da 0Fotografia de Curitiba – Solar do Barão (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro);
  • Data: até 7 de maio.
  • Hora: de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h;
  • Entrada gratuita.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.