Nova etapa dos Jogos Escolares começa nesta quinta-feira em 16 cidades

Começa nesta quinta-feira (26), mais uma etapa da fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). As competições seguem até 31 de maio, contam com a participação de 183 municípios e tem 17.751 inscritos entre atletas e dirigentes. Nesta etapa, que é segunda da fase regional, são 16 cidades-sede – Goioerê, Jardim Alegre, Kaloré/Marumbi, Loanda, Marquinho, Nova Prata do Iguaçu, Palmital, Pérola, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Santa Mariana, Tapejara, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.

Foto: Paraná Esporte

A competição é disputada por alunos de 12 a 14 anos (categoria B) e 15 a 17 anos (categoria A), do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual e rede particular. Os JEPs são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e dos municípios. A primeira etapa da regional foi realizada de 06 a 11 de maio, em 15 cidades-sedes. 

Neste ano, número de inscritos representa queda de 10% em relação ao JEPS de 2019, última edição antes da pandemia. “Apesar da queda, é muito gratificante a volta dos jovens ao esporte”, diz a coordenadora dos Jogos, Marcia Tomadon, da Superintendência Geral do Esporte. Somando as duas fases regionais e mais a de Curitiba, o número de inscritos chega a 41 mil neste ano, contra 50 mil em 2019.

“A redução nas inscrições era previsível, diante dos dois anos de afastamento. Mesmo assim, o número de participantes é satisfatória e vamos fechar essa segunda regional com muito sucesso. Depois vem a macrorregional e, em seguida, as finais. Depois começamos a nos preparar para as competições nacionais”, explica Marcia.

COMPETIÇÕES – Ao todo, serão disputadas sete modalidades regulares: atletismo, basquete, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, além de duas modalidades destinadas a alunos com deficiência (ACD) – o atletismo e o futsal. Os campeões das fases regionais se classificam para a fase macrorregional, que será realizada entre os dias 15 e 19 de junho nas cidades de Pontal do Paraná, Pinhão, Dois Vizinhos, Medianeira, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã e Siqueira Campos.

As fases finais acontecem nos meses de julho e agosto, em duas cidades: a categoria A (15 a 17 anos) será disputada em Campo Mourão entre 15 a 23 de julho, e a categoria B (12 a 14 anos) em Pato Branco entre os dias 5 a 13 de agosto.

Confira a programação completa.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.