Obras na BR-277, no Litoral do Paraná, estão em fase final

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

As obras na BR-277, na região do Litoral do Paraná, estão em fase final. A intervenção acontece no km 41. Além de continuar avançando na perfuração do maciço rochoso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) começou a instalar a tela metálica de alta resistência, que irá prevenir o escorregamento de materiais de grande porte sobre a rodovia, garantindo mais segurança.

Foto: DER

No caso de novos danos na encosta, por conta de chuvas excessivas ou outras causas, a tela metálica mantém as rochas e lascas no lugar, evitando que escorreguem e causem o deslocamento de mais material, além de não atingirem a pista. O primeiro segmento, de 25 metros de comprimento, começou a ser instalado antes do Carnaval, com os serviços sendo retomados esta semana.

Atualmente este trecho da rodovia está com três faixas de tráfego liberadas, com uma quarta faixa sendo ocupada por guindaste.

O que está sendo feito na obra na BR-277

O DER/PR já concluiu os serviços de contenção definitiva da encosta da BR-277 no outro segmento de sua responsabilidade, no km 39. Após os serviços de limpeza e retirada de materiais, foi instalada e fixada uma tela ecológica de contenção, dispositivo de alta resistência que permite o plantio de grama, o que também ajuda a evitar novos escorregamentos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) continua a obra de recuperação do km 42, primeiro local atingido pelas chuvas no ano passado, tendo registrado, inclusive, escorregamento de rochas. Neste ponto são duas faixas de tráfego liberadas, com um guindaste ocupando outras duas faixas.

Guindastes na BR-277

O DER/PR e o DNIT estão retirando os guindastes dos pontos em obras aos finais de semana, visando melhorar o tráfego de veículos nestes dias de maior movimento. Os equipamentos saem do trecho na sexta-feira ou sábado, dependendo da programação de serviços, e retornam somente na segunda-feira. Devido a essa nova programação, que está garantindo melhor fluxo aos finais de semana, os serviços com guindastes no km 41 serão prolongados até março.

Restrição de veículos na BR-277 continua

Permanece em vigor a restrição de tráfego pesado aos finais de semana de fevereiro na BR-277, na Serra do Mar. Veículos de carga articulados, como carretas, cegonhas e bitrens, entre outros, não poderão circular entre o km 30 (viaduto de Morretes) e o km 60 (antiga praça de pedágio).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.