O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) comunicou que fará uma fiscalização nesta sexta-feira (28) na cooperativa Cvale, local onde ocorreu a explosão em um secador de grãos.
A previsão do Crea-PR é de que uma vistoria por parte de equipe especializada seja feita na cooperativa, incluindo também a verificação de documentos e a comprovação de responsáveis técnicos por esse setor.
“O Crea-PR entende, que neste momento, o que deve ser priorizado é o trabalho de buscas por parte do Corpo de Bombeiros e que após a conclusão, poderá seguir com ações que lhe cabem”,
diz o conselho.
Ao fim da fiscalização, um relatório com todo o levantamento de dados necessários será feito para averiguação da conduta dos profissionais envolvidos.
Veja também:
- Governo do Paraná lamenta mortes e explosão em cooperativa de Palotina
- Vídeo registra barulho de explosão em cooperativa no Paraná
“Ainda é prematuro apontar as causas do acidente de Palotina. O Crea-PR não investiga o acidente em si (as causas), mas quanto os engenheiros envolvidos podem ter responsabilidade com relação ao acidente (por negligência ou imperícia)”,
afirma o conselho.
O Corpo de Bombeiros informou que há oito mortes, 12 feridos e uma vítima que continua desaparecida por causa da explosão.
Cooperativa diz que causas de explosão ainda não foram identificadas
A cooperativa CVale comunicou, em nota, que as causas da explosão ainda não foram identificadas. Segundo a empresa, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação dos colaboradores atingidos.
“Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe”,
diz a cooperativa.