Câmeras do circuito interno da cooperativa C.Vale, em Palotina, no Oeste do Paraná, registraram a explosão que matou oito trabalhadores na última quarta-feira (26).
As imagens mostram o momento exato em que um dos armazéns de grãos explode. Em questão de segundos, uma bola de fogo se forma, as estruturas das outras construções balançam e outros armazéns registram focos de incêndio.
O local fica cheio de fumaça e poeira. O vídeo ainda mostra os trabalhadores em desespero. Assista outros ângulos da explosão:
- Vídeo registra barulho de explosão em cooperativa no Paraná
- Vídeo mostra momento da explosão em cooperativa de Palotina
Polícia Civil investigas causas da explosão em cooperativa
Nesta segunda-feira (31), o delegado Rodrigo Baptista, da Polícia Civil, falou sobre as investigações do caso. Segundo o delegado, estão sendo ouvidas testemunhas, entre funcionários, responsáveis pela segurança do trabalho da C.Vale e a Defesa Civil de Palotina.
A investigação também aguarda os laudos do Instituto de Criminalística, que devem apontar as causas da explosão.
“Com isso, esperamos ao final do inquérito chegar com elucidação clara do ocorrido e se houve ou não responsabilidades e condutas a serem imputadas”, disse o delegado.
Trabalhador está soterrado após explosão em Palotina
As buscas pelo trabalhador haitiano Wicken Celestin, de 55 anos, entraram no sexto dia de buscas. Ele segue desaparecido após a explosão na cooperativa C.Vale.
Em nota divulgada no final da tarde deste domingo (30), a C.Vale informou que as equipes conseguiram avançar mais 25 metros no interior do terceiro armazém de grãos danificado pela explosão.
Um segundo equipamento para retirar a soja auxiliou nos trabalhos, porém os escombros no local seguem dificultando a localização da vítima.
Explosão em Palotina deixa oito mortos
O acidente ocorreu na última quarta-feira (26). Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas, além da vítima desaparecida.
Das vítimas fatais já confirmadas, sete são haitianos e um é brasileiro.
Eles foram identificados como:
- Louis Michelet, de 41 anos;
- Jean Michee Joseph, de 29 anos;
- Jean Ronald Calix, de 27 anos;
- Donald St Cyr, de 24 anos;
- Alfred Lesperance, 44 anos;
- Eugenio Meteleus, 52 anos;
- Reginald Gefrard, de 30 anos;
- Saulo da Rocha Batista, 53 anos.
Dos feridos, quatro já receberam alta do hospital. Segundo a C.Vale, a empresa está prestando assistência às vítimas e familiares.