Para eleições 2022, Paraná tem mais de 8 milhões de eleitores regulares; vídeo

Com a aproximação das eleições de 2022, o Tribunal Regional Eleitora do Paraná (TRE-PR) divulgou o panorama dos eleitores no estado durante coletiva realizada na quarta-feira (13), em Curitiba. A soma de eleitores regulares é de 8.475.626, dos quais 52% são mulheres e 47% homens.

Neste ano, com o objetivo de incentivar o voto de jovens menores de 18 anos e dos idosos, o TRE-PR desenvolveu atividades para chamar a atenção desses públicos. Uma das ações é a implantação de urnas eletrônicas em hospitais e casas de repouso.

Com relação ao combate das notícias falsas, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, diz que as redes sociais são aliadas. Um exemplo citado pelo desembargador é o TikTok, meio em que são publicados conteúdos sobre as eleições.

O TRE-PR também atua com o Gralha Confere, projeto criado para checar as informações duvidosas sobre o processo eleitoral e segurança do voto. Para verificar informações, a população pode entrar em contato com a agência de checagem pelo número (41) 3330-8500.

O 1º turno das eleições 2022 acontecerá em 2 de outubro. Eventual 2º turno será no dia 30 de outubro. O horário da votação será das 8 horas às 17 horas.

Voto em trânsito

O voto em trânsito está previsto no artigo 233-A da Lei 4.737/65 (Código Eleitoral). Ele permite que os eleitores que estão fora do domicílio eleitoral possam votar no dia das eleições para escolher presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual.

Para votar em trânsito, o eleitor deve fazer a solicitação na Justiça Eleitoral entre o período de 18 de julho e 18 de agosto.

Os cidadãos que estiverem fora da unidade da Federação do domicílio eleitoral poderão votar somente para Presidente da República. Já aqueles que estiverem em trânsito dentro da própria Unidade da Federação, poderão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.