Paraná distribui 252,5 mil vacinas contra a covid-19, com lote de dose reforço para adolescentes

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) distribuiu aos municípios mais 252.551 vacinas contra a covid-19 nesta quarta-feira (1º). A nova remessa inclui o primeiro lote com dose de reforço (DR) para adolescentes de 12 a 17 anos, com 171,3 mil imunizantes. As vacinas foram retiradas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) pelas 22 Regionais de Saúde durante a manhã.

Foto: Gilson Abreu/AEN

Dentre as doses da Pfizer, são 288 vacinas para primeira dose (D1), 50.100 para segunda aplicação (D2), 23.740 pediátricas para D2 e 171.372 para DR. Além disso, o estado também enviou 376 doses de CoronaVac pediátrica para D2, 3.460 de AstraZeneca para D2 e 3.215 da Janssen para DR.

O controle do envio de doses é realizado junto com os municípios a partir da necessidade e demanda, evitando perda vacinal. “A Sesa mantém contato diário com as Regionais de Saúde e quando há necessidade do envio de doses para covid, nossas equipes disponibilizam esses imunizantes para os municípios”, explicou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Dose de reforço

Este é o primeiro lote exclusivo para DR de adolescentes após a confirmação de inclusão do grupo pela Nota Técnica nº 35/2022, divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27). “Quando recebemos a nova recomendação, já entramos em contato com os municípios para verificar quantos precisariam de doses específicas e 320 cidades retornaram com essa necessidade. Agora, estamos disponibilizando essas vacinas para agilizar o processo de vacinação destes adolescentes”, disse César Neves.

Segundo a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), o imunizante recomendado deve ser da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer), mas se houver indisponibilidade da Pfizer, a vacina inativada CoronaVac também poderá ser utilizada. A aplicação deve ser realizada após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário.

Confira a distribuição das vacinas por Regional de Saúde:

Foto: SESA
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.