Paraná é um dos principais estados importadores dos EUA

As importações brasileiras dos EUA bateram recorde de US$25 bilhões no 1º semestre de 2022. Em comparação com o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 52,4%, o que levou a um recorde no comércio bilateral. Com US$578,8 milhões, ou seja, 5,3% das importações brasileiras, o Paraná é o quinto maior importador, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. O Estado se destaca na importação de óleos combustíveis e petróleo. Os dados são do Monitor do Comércio Brasil – EUA elaborado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio). 

Foto: Divulgação

O desempenho das importações foi fortemente determinado pelo aumento nas compras de produtos do setor de energias não renováveis. Os combustíveis de petróleo, compostos principalmente por diesel e naftas para petroquímica, se consolidaram como principal item importado. Tiveram alta expressiva as compras de gás natural, petróleo bruto e carvão. 

Em seguida, se destaca a importação de motores e máquinas não elétricos,  adubos e fertilizantes, inseticidas e fungicidas. O aumento no valor das importações dos produtos de energia e de fertilizantes tem relação direta com a alta internacional causada pelo conflito na Ucrânia. 

A Amcham prevê que com o cenário de aumento dos preços internacionais e os resultados bilaterais já registrados no 1º semestre, ocorra um valor recorde no comércio bilateral em 2022, com crescimento expressivo de importações e, em menor medida, das exportações.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.