Paraná registra dois novos casos de gripe aviária

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

O Paraná registrou dois novos casos de gripe aviária nesta quarta (5) e sexta-feira (7) em aves silvestres. Os diagnósticos da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram confirmados em Guaraqueçaba, no Litoral, na espécie Trinta-réis-de-bando (Thalesseus maximus).

parana-gripe-aviaria
Foto: Ari Dias/AEN

Até o momento, o estado tem sete focos da doença (todos em aves silvestres) no Litoral do Paraná. As medidas de vigilância em propriedades estão em andamento, informa a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Os outros casos de gripe aviária foram registrados em Pontal do Paraná (3), sendo dois em aves da espécie Trinta-réis-de-bando (Thalesseus maximus) e um na Trinta-réis-real (Thalesseus maximus); em Antonina (1) e em Paranaguá (1), ambos em aves da espécie Trinta-réis-real (Thalesseus maximus).

Veja também:

As amostras são enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal  (OMSA) como referência internacional em diagnóstico de Influenza Aviária.

A infecção pelo vírus em aves silvestres não muda o status sanitário do Paraná e do Brasil como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Assim, não há impacto no comércio internacional de produtos avícolas e na ingestão de carne e ovos, pois a doença não é transmitida por meio do consumo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.