Paraná tem saldo de 147 mil empresas abertas em 2022

O Paraná fechou o ano passado com saldo positivo de 147.316 novas empresas regularizadas na Junta Comercial. Só em dezembro, o Estado ganhou mais de 13,7 mil novas empresas.

Foto: Albari Rosa/AEN

Entre janeiro e dezembro, foram abertos 266.074 empreendimentos e houve a extinção de outros 118.758. O Estado tem, atualmente, 1,57 milhão de empresas ativas, entre sedes e filiais.

Do total de empresas abertas em 2022, a maioria corresponde a MEIs, com 75,13%; outras 21,59% são LTDA e 2,72% têm como Natureza Jurídica Empresário. Os outros segmentos aparecem com percentual de abertura abaixo de 1%: Eireli (0,12%), S/A fechada (0,23%), S/A aberta (0,06%), Cooperativa (0,09%) e Consórcio (0,04%).

Agilidade na abertura de empresas no Paraná

Em dezembro, o Paraná também foi o quarto estado mais ágil na abertura de empresas do País, com média de 16 horas, para a análise de 3.345 processos. O Estado ficou atrás de Sergipe, Espírito Santo e Bahia, que juntam bem menos processos – no Sergipe foram apenas 312.

O tempo está bem abaixo da média nacional, de 1 dia e 7 horas. No Paraná, desde março todos os registros foram efetivados em menos de um dia.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos realizam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os trâmites de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.