Paranaenses das classes C e D gastam mais com passagens aéreas, mostra pesquisa

No Paraná, março apresentou uma diminuição no consumo das classes C e D de 1,1% ante fevereiro, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander com foco em inclusão econômica. Segundo o levantamento, o recuo foi puxado pelos setores de Prestadores de Serviços (-6%), Rede Online (-5%) e Telecomunicação (-1%). Já nos nichos que avançaram no período, o destaque ficou com Companhias Aéreas (28%), seguido de Serviços (19%), Hotéis e Motéis (18%), Automóveis e Veículos (10%), Drogaria/Farmácia (9%), Restaurante (6%) e Combustível (3%).

Foto: Reprodução

O recuo do consumo no Paraná acompanhou o movimento de toda Região Sul, que diminuiu os gastos em 2,4%. As demais regiões registram altas puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3).

No cenário nacional, os brasileiros das classes C e D aumentam o consumo em 1% e os gastos com passagens aéreas também foram os que mais subiram.  O levantamento mostrou que os aumentos foram mais expressivos nos setores de Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente.

“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%).

Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.