208ª edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio programação ampla

Neste ano, acontece a 208ª edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. A celebração acontecerá entre os dias 01 e 16 de novembro, em Paranaguá, com o tema “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”.

Carreata 2020 | Foto: Divulgação

Considerado um dos maiores eventos de turismo religioso do Sul do Brasil, antes da pandemia de coronavírus, a festividade chegava a atrair mais de 300 mil fieis durante os 15 dias de celebração. Porém, assim como em 2020, a programação deste ano teve que ser adaptada para evitar aglomeração.

Para esta edição, no decorrer dos nove dias de novena, que começa no dia 6 de novembro e segue até o dia 14, haverão oito horários diferentes para a realização das celebrações, começando às 5 horas e terminando às 19 horas.

“Anteriormente, a festa tinha de 3 a 4 horários de celebrações diárias, mas, devido ao período de pandemia, decidimos ampliar a programação para atender o maior número de turistas e devotos possível, sem causar aglomeração. No ano passado, tivemos uma resposta muito positiva dos fiéis, que puderam aproveitar da melhor forma as possibilidades de horário”, informa o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

Investimento em transmissões

O Santuário do Rocio, local onde são celebradas as missas, tem capacidade total para 600 pessoas, mas, no momento, pode receber apenas 300, em razão da pandemia. “Apesar da programação ampla para que todos possam participar, também estamos investindo muito nas transmissões ao vivo. Transmitiremos, por meio da nossa página no Facebook e do nosso canal no YouTube, o maior número de horários para que todos que estiverem em casa e, até mesmo, fora de Paranaguá, participem conosco desta grande festa em homenagem à Padroeira do Paraná”, destaca o padre Dirson.

De acordo com ele, como de costume, durante a novena, diariamente, um bispo de uma das dioceses do estado é quem presidirá a missa das 19 horas. Neste ano, como forma de preparação para a Festa do Rocio, alguns bispos que participarão dos nove dias de celebração receberam a imagem de Nossa Senhora do Rocio em suas dioceses, com o intuito de realizar uma peregrinação por suas regiões.

Uma novidade para este ano é a participação do Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, celebrando a missa da 9ª novena, no dia 14 de novembro, às 19 horas.

E, nesta edição, o reitor padre Dirson Gonçalves teve a ideia de criar uma WEB TV, ou seja, um canal de comunicação que, além de transmitir horários definidos da festa, contenha uma programação especial.

Sem barracas comerciais

As tradicionais barracas do Mercado Persa, que comercializam produtos e alimentos durante a festa, e o parque de diversão, continuarão sem funcionar neste ano. Porém, dentro do salão social do Santuário, haverá algumas barracas de alimentação.

Procissões

Diferentemente do ano passado, esta edição da Festa do Rocio contará com a maior parte de suas procissões (cavalgada, ciclística, motorizada e motociclística). A procissão marítima não acontecerá devido às obras de reforma que estão ocorrendo no trapiche do Rocio, e a Procissão Solene será substituída por uma carreata, assim como em 2020.

“No ano passado, mais de 3 mil carros participaram da carreata, e todos foram abençoados. Porém, muitas pessoas decidiram fazer o trajeto da procissão a pé, algo que não recomendamos por conta do momento de pandemia que estamos. Queremos reforçar que é necessário seguir as orientações sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus e que as pessoas não se arrisquem a ir a pé”, ressalta o padre Dirson.

Abertura para patrocinadores

Uma novidade para este ano é a possibilidade de empresas e famílias patrocinarem a festividade. São duas cotas de R$ 500 e R$ 1000 e, para cada uma, há um espaço destinado para a divulgação da marca/empresa. As propagandas serão feitas em itens como a Revista Mãe do Rocio, panfletos, banners e cartazes expostos durante a festa, entre outros.

Para mais informações a respeito do patrocínio, é necessário entrar em contato com o Santuário por meio do e-mail [email protected], ou [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (41) 3423-2020.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.