Um navio da Marinha do Brasil atracou no Porto de Paranaguá nesta quarta-feira (16) para dar apoio operacional a um exercício do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do Exército.
O navio balizador Faroleiro Mario Seixas vai transportar instrutores e 20 alunos do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), sediado em Curitiba, até a Ilha do Mel, onde serão desembarcados na água.
O navio desatracou no fim da manhã desta quarta após o embarque da tripulação, e retorna com alunos e instrutores à Paranaguá na sexta-feira (18).
Veja também:
- Novos caminhões do Exército desembarcam no Porto de Paranaguá
- Obras interditam faixas da BR-116 nesta quinta-feira (17)
A embarcação, geralmente, fica atracada junto à sede da Capitania dos Portos do Paranaguá (CPPR) e faz a manutenção e troca de sinalização náutica de todo o canal de acesso aos portos do Paraná.
A incorporação do navio balizador Faroleiro Mario Seixas na Marinha do Brasil ocorreu em 31 de janeiro de 1984. Ao todo, são 35,5 metros de comprimento (loa), 6,7 metros de largura (boca) e calado de 3,8 metros.
A embarcação conta com esse nome para homenagear um funcionário público, agente de atividades marítimas fluviais, que se destacou em mais de 40 anos de carreira prestando serviços relevantes de vigilância durante a II Guerra Mundial.