Paraná articula ampliação do comércio exterior do Paraguai pelo Porto de Paranaguá

O Governo do Paraná e instituições privadas, como o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), estudam a ampliação das importações e exportações do Paraguai pelo Porto de Paranaguá. O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou nesta terça-feira (29), em evento promovido pela TCP, uma maior integração logística entre o Paraná e o país vizinho, tendo em vista os projetos em curso no estado para a modernização dos modais de infraestrutura.

Utilizado historicamente como a principal rota de acesso para o comércio exterior paraguaio, o porto perdeu protagonismo em 2003, quando o bloqueio do estado a produtos transgênicos fez com que o país desenvolvesse um sistema de hidrovias nos rios Paraguai e Paraná, escoando boa parte dos produtos por portos da Argentina e do Uruguai.

Agora, com projetos como a Nova Ferroeste, o novo programa de concessões rodoviárias, a Ponte de Integração Brasil-Paraguai e os investimentos no Porto de Paranaguá, o estado tem a oportunidade de se tornar novamente a principal porta de entrada e de saída do Paraguai para o mar.

Informações da Portos do Paraná