Paranaguá recebe maior navio Ro-Ro em capacidade no terminal

Primeira vez no Brasil, Grande Abidjan é a maior embarcação do armador Grimaldi a atracar no país.

O navio italiano Grande Abidjan, do armador Grimaldi, atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) nesta quinta-feira (23). Ele é o maior navio em capacidade do tipo Ro-Ro (Roll on – Roll off) já atracado no Porto de Paranaguá, suportando 71 mil toneladas de carga. O anterior, o italiano Grande Buenos Aires, também da Grimaldi, possui capacidade para 56 mil toneladas.

Foto: Reprodução/TCP

Uma curiosidade dos navios tipo Ro-Ro é a capacidade de transporte das cargas rolantes. Dependendo do modelo e tamanho, as cargas rolantes podem ser definidas como cargas projeto: materiais com dimensões ou pesos que não correspondem aos padrões tradicionais de contêiner. Nesta atracação, por exemplo, serão embarcados veículos leves, que terão acesso ao navio por uma rampa desde o cais do terminal. 

De acordo com a gerente de armadores, Carolina Brown, “um dos grandes desafios da logística, hoje, é o transporte das cargas projeto, pois são operações complexas e que exigem uma movimentação segura e uma grande expertise. A TCP conta com um portfólio diversificado de serviços, equipes especializadas, recursos operacionais e equipamentos dedicados que nos permitem a movimentação deste tipo de carga”.

Segundo Brown, os investimentos em equipe, estrutura e tecnologia permitiram grandes avanços no transporte destas cargas. “Ampliamos as equipes, que já em 2022 nos permitiram quebrar vários recordes”, destaca. Um deles foi o de produtividade: em outubro, a TCP realizou 202 movimentos por hora em um mesmo navio. 

Outro momento marcante foi a atracação do maior navio porta-contêineres em capacidade da história do terminal de Paranaguá, o APL Yangshan, com 347m de ponta a ponta e 45m de largura. “A Portos do Paraná tem investido em ampliações do calado e a retirada das restrições envolvendo atracação e desatracação dos navios no ano passado nos permitiram receber navios cada vez maiores. A TCP, por sua vez, segue investindo continuamente na modernização e adaptação da estrutura para atender as novas demandas de nossos clientes”, explica Brown.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa