Startup paranaense disponibiliza serviço de acolhimento emocional a vítimas da guerra na Ucrânia

A Eyhe, startup de acolhimento emocional com sede em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, implantou alterações em sua plataforma para atender pessoas impactadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia. O objetivo é ajudá-las a enfrentar os medos e inseguranças decorrentes do conflito. Em aproximadamente 30 dias, o serviço atendeu 50 pessoas de países como Polônia, Hungria, Romênia e Eslováquia.

Para prestar os atendimentos, a Eyhe estabeleceu parceria com o Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, com sede em Curitiba. A startup também desenvolveu uma versão em inglês de sua plataforma.

“Transformamos nossa plataforma para atendimento gratuito e ficamos surpresos por uma chamada muito grande pelo acolhimento emocional. Há muitas pessoas procurando pelo serviço”, conta o fundador da Eyhe, Leandro Manfroi.

O serviço não teve mais atendimentos por conta da dificuldade em encontrar mais “Anjos” que falem idiomas do Leste Europeu. Por enquanto, os acolhimentos são feitos em inglês. Na Eyhe, a conexão acontece entre pessoas que estão passando por desafios, e precisam de ajuda emocional, com outras que já superaram algo semelhante e estão dispostas a ajudar. Quem ajuda é chamado de “Anjo” e quem precisa do suporte emocional é chamado de “Herói”. Os “Anjos” são pessoas com experiências marcantes de vida e que recebem treinamento para a chamada “escuta ativa”.

“Nos sentimos compelidos a prestar esta ação humanitária. Começamos com atendentes para conversar em inglês, mas muitas pessoas que falam outras línguas têm nos procurado, como poloneses, húngaros, eslovacos e romenos (que são a maioria)”, detalha Leandro. 

Solução surgiu em programa do Sebrae
Atualmente, os programadores da startup estão trabalhando para encontrar uma solução que faça a tradução simultânea. Há, também, a busca por novos “Anjos”, voluntários que falem fluentemente as línguas dos países com mais procura.

A iniciativa da Eyhe surgiu durante o Programa Startup PR Internacionaliza – Edital Estônia, do Sebrae Paraná, e que está em andamento. Entre os objetivos do Programa, está a identificação de potenciais mercados europeus para startups do sudoeste do Paraná, seguida do planejamento e do início da operação.

“Por meio do Startup PR Internacionaliza, a Eyhe identificou o Reino Unido como um mercado em potencial. As mentorias do programa auxiliaram no entendimento do mercado, o que levou a empresa a iniciar uma operação no Reino Unido. Além disso, eles acabaram verificando que poderiam atender refugiados da Ucrânia e pessoas de países vizinhos”, comenta o consultor do Sebrae Paraná, Juliano Lima.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.