Pequeno Cotolengo completa 58 anos em Curitiba

Com a colaboração de Comunicação Pequeno Cotolengo

Organização atende, atualmente, mais de 230 pessoas com múltiplas deficiências, de várias partes do estado, com acolhimento, saúde e educação

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo completa 58 anos em Curitiba. A organização, que foi fundada na Itália, por São Luis Orione, nasceu fruto da caridade e generosidade de voluntários e religiosos. Atualmente, são mais de 230 Assistidos, de 2 a 88 anos de idade, pessoas com múltiplas deficiências que recebem atendimento em 22 especialidades e áreas de atuação.

cotelengo-corpus-christi
Foto: Divulgação/Pequeno Cotolengo

A instituição também oferece educação, com a Escola Pequeno Cotolengo, a maior na modalidade especial do estado; e acolhimento, com oito casas lares, quatro grandes lares e uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI). Tudo 100% gratuito.

Para o Diretor-Presidente, Padre Renaldo Amauri Lopes, os 58 anos de atuação, simbolizam o poder da solidariedade da população paranaense. “É a caridade que mantém os nossos projetos e atendimentos. O que fazemos só é possível graças a pessoas bondosas que apoiam nosso trabalho. E o apoio ocorre de formas variadas: doações em dinheiro, em produtos, em roupas, destinação do imposto de renda devido; participação em nossos eventos, como o tradicional churrasco ou o Bazar da Amizade”, explica.

O trabalho realizado pela organização é fundamental para a sociedade, visto que todas as pessoas que são acolhidas foram abandonadas pelas famílias, estavam em situação de risco ou eram asiladas hospitalares. Os cuidados são 24 horas por dia, 7 dias na semana, feitos por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada. Hoje, são 600 funcionários trabalhando no Complexo.

Para 2023 está prevista a inauguração da Unidade Hospitalar São Luis Orione, que vai oferecer 25 leitos de cuidados intermediários, todos para pacientes do Sistema Único de Saúde. O maior diferencial do novo local será o atendimento pós-alta, realizado pelos profissionais que preparam a família para receber o paciente em casa, mostrando como realizar os cuidados domiciliares da melhor forma.

Outro projeto que também está previsto para sair do papel neste ano é o CER – Centro Especializado em Reabilitação. A nova unidade vai aumentar o impacto social, proporcionando atendimento humanizado e inclusivo para a sociedade paranaense. Serão ofertados serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva e visual, além de atendimentos no âmbito do transtorno do espectro autista (TEA), com profissionais capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos modernos. O CER disponibilizará mais de 90 mil atendimentos ano, por meio de equipes multidisciplinares e médicas, com orientações e capacitação para que os familiares sigam com os cuidados após a alta. 

“Além de estarmos animados com os novos projetos, desenvolvidos aqui em Curitiba, também ansiamos pela abertura de uma unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Inicialmente, o Pequeno Cotolengo Joinvilense vai atender pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, com especialidades clínicas para promover mais qualidade de vida”, conta Diogo Azevedo, Diretor Executivo do Complexo de Saúde. A nova estrutura está em obras e ainda não tem previsão para inauguração.  

“Nossa organização une o acolhimento e o carinho com o atendimento especializado em saúde e educação, o que proporciona o desenvolvimento dessas pessoas, dentro das suas particularidades. E esse é um caminho de mão dupla, uma vez que buscamos despertar as habilidades dos nossos funcionários em diversas ocasiões, para que eles construam uma carreira sólida e exemplar, dentro dos nossos valores, que são legados do nosso santo fundador”, finaliza o Diretor Executivo. 

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que oferece, de forma gratuita, acolhimento, saúde e educação para mais de 230 pessoas com múltiplas deficiências. No acolhimento, são quatro Grandes Lares, oito Casas Lares e uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados. Na saúde, os Assistidos recebem atendimentos multidisciplinares de uma equipe composta por profissionais de 22 especialidades e áreas de atuação. Na educação, a Escola Pequeno Cotolengo oferece educação básica e fundamental, na modalidade especial, de acordo com o Currículo Formal e Funcional, respeitando idade cronológica e o potencial de aprendizado de cada indivíduo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.