PF faz operação contra o tráfico internacional de drogas em cidades do Paraná

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação Overload, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que vinha atuando no tráfico internacional de drogas. Os entorpecentes eram transportados a partir da região de Guaíra (PR) e tinha como destino a cidade de São Paulo (SP).

Foto: Divulgação/PF

Foram mobilizados cerca de 100 Policiais Federais para o cumprimento de 29 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra, sendo 18 de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, nas cidades de Guaíra, Terra Roxa (PR), Xambrê (PR), São Paulo (SP), Barueri (SP), Itupeva (SP) e Jundiaí (SP).

A investigação durou aproximadamente um ano e, durante esse período, a Polícia Federal conseguiu vincular três flagrantes de tráfico de drogas à atuação do grupo investigado. No total, foram apreendidas mais de uma tonelada de cocaína e 1,2 tonelada de maconha.

Segundo a PF, a organização utilizava empresas de transporte de fachada, cujos sócios eram laranjas conscientes do esquema. As drogas eram transportadas e, fundos falsos instalados nos caminhões.

O tráfico promoveu enriquecimento, especialmente dos líderes da organização, permitindo a compra de imóveis, automóveis e outros bens de alto valor. A operação também atua no sequestro de bens móveis e imóveis ligados a 19 investigados, o bloqueio de contas em nome das pessoas físicas e jurídicas vinculadas, em especial dos líderes, e ainda o bloqueio de 45 veículos de propriedade de seus membros.

Os envolvidos devem responder pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 33 anos de prisão.

A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná através do Grupamento de Operações Aéreas (G.O.A.).

Informações da Polícia Federal

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.