Pinhais institui uso de câmeras em viaturas e uniformes de guardas municipais

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) fez a entrega de câmeras corporais e veiculares para a Guarda Municipal de Pinhais (GM), na manhã desta terça-feira (17), na sede da corporação.

A Secretaria de Segurança e Trânsito adquiriu dois tipos de câmeras de segurança. As corporais, que ficam acopladas no uniforme dos guardas municipais e registram imagens e gravam o áudio durante as ocorrências, e as veiculares, sendo que uma mostra a visão frontal da viatura, e outra, o interior do veículo. As imagens das veiculares são transmitidas em tempo real e visualizadas pela Central de Monitoramento da GM que pode acompanhar as ocorrências.

O superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Júnior, destacou que o equipamento ajudará as equipes que estão nas ruas e contribuirá para um melhor atendimento à comunidade. “Este investimento traz segurança para as equipes que estão na rua e será integrado à Central de Monitoramento. Naquelas situações que viaturas são despachadas, conseguiremos fazer o monitoramento do veículo no local, os envolvidos, o número de pessoas e qual o risco da ocorrência, além da segurança para quem está sendo atendido, pois teremos a situação toda registrada e gravada. Tudo isso ajudará na busca de um melhor atendimento à população”, explicou Selbach.

As câmeras de segurança disponibilizadas para a GM representam uma ação pioneira do programa Pinhais Mais Segura.