O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou neste sábado (5) o novo terminal de ônibus metropolitano de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
A instalação recebeu um investimento de R$ 14,3 milhões do Governo do Estado para dar mais agilidade e conforto a cerca de 23 mil usuários diariamente.
O novo terminal tem 2.467 metros quadrados, quatro vezes maior do que o anterior, construído em 1996, e o dobro de plataformas em relação ao antigo, passando de quatro para oito.
A mudança visa evitar a superlotação e garantir o embarque e desembarque de passageiros com mais comodidade, especialmente nos horários de pico.
Segundo o governador, a obra representa uma valorização da população que utiliza o transporte público diariamente. “Vai beneficiar principalmente os pais e mães de família que saem cedo de suas casas todos os dias para trabalhar e que contarão com um sistema mais eficiente e confortável”, afirmou.
No local, funcionarão 13 linhas de ônibus que passam a operar normalmente a partir de segunda-feira (7) em um sistema completamente reorganizado. Os novos horários e itinerários podem ser consultados pela população no site da Amep.
- Paraná reajusta piso regional; veja os novos valores
- Emprego em Campo Largo: atacadista tem 230 vagas em mutirão
- Boticário abre mais de 400 vagas de emprego na Grande Curitiba
A localização do novo terminal, na esquina das avenidas Brasília e São Roque, no bairro Jardim Primavera, também é outra vantagem.
Mais próxima de Curitiba, ela permitirá um deslocamento mais rápido a milhares de moradores que vão até a Capital paranaense diariamente para trabalhar.
Novo terminal fortalece integração do transporte público
Ratinho Junior também citou outras obras e projetos que estão em andamento na RMC e que fazem parte de um esforço para integrar ainda mais as cidades. Entre as iniciativas para o transporte público, ele enfatizou o novo terminal de ônibus metropolitano de São José dos Pinhais e a criação de uma ligação direta do transporte público entre a cidade e Piraquara.
O governador mencionou outras obras de infraestrutura e logística, casos da melhoria da Avenida Maurício Fruet entre Curitiba e Pinhais, o novo Contorno Sul de Curitiba, que vai melhorar o fluxo entre Fazenda Rio Grande, Araucária e Balsa Nova, uma nova rota de Mandirituba à São José dos Pinhais com pavimentação em concreto e a continuidade da duplicação da Rodovia dos Minérios entre Colombo e a Capital, que já chegou a 60% de execução.
- Prédio mais antigo de Curitiba passa por reforma; veja qual é
- Festival de Cerveja Artesanal agita Grande Curitiba até domingo
“São intervenções que fazem parte de um grande projeto que temos para preparar os municípios da RMC para o futuro. A população dos municípios vem crescendo muito e o poder público deve oferecer condições para sempre atendê-la da melhor maneira possível”, concluiu o governador.