Agendamento para vacinação de pessoas com comorbidades acontece neste domingo

A partir das 8 horas deste domingo (9), em Ponta Grossa, será iniciado o agendamento para a aplicação da vacina contra a covid-19 para o novo grupo, que engloba pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. O agendamento ocorre no site da Prefeitura.

A vacinação acontecerá durante a próxima semana, a partir de segunda-feira (10) e seguindo até sexta-feira (14). Os horários e locais ainda estão sendo definidos.

O grupo das pessoas com comorbidades será vacinado por idade, ou seja, do mais velho para o mais novo. O escalonamento por blocos de idades iniciará de 55 a 59 anos, seguindo de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

A enfermeira da Atenção Primária, Daniele Fabian explica que pacientes com comorbidades, que fazem parte do grupo prioritário e são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), podem se dirigir até a Unidade onde são acompanhados e retirar a declaração com a equipe.

“Exceto pacientes com diabetes da rede pública que podem levar uma cópia da última receita (data de até 6 meses) para ficar retida que servirá para comprovação”, explica.

Daniele salienta que os pacientes acompanhados pela rede privada também precisarão apresentar uma declaração do médico que o acompanha, esse modelo da declaração está disponível no Portal do CRM-PR para os médicos inscritos.

Também por bloco de idade serão incluídas as pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta fase, a idade deve ser entre 55 e 59 anos e mediante cadastro na Fundação Municipal de Assistência Social ou Secretaria Municipal Políticas Públicas Sociais (SMPPS) do município por deficiência permanente.

Informações da Prefeitura de Ponta Grossa