Professora filmada fazendo saudação nazista em escola do Paraná é demitida

A professora que foi filmada por alunos do Colégio Sagrada Família, de Ponta Grossa, fazendo uma saudação nazista dentro da sala de aula, foi demitida. A informação foi confirmada pela diretoria da escola ao Massa News.

A demissão foi ainda na tarde desta segunda-feira (10).

A gravação aconteceu em uma das turmas da 3ª série do Ensino Médio, onde normalmente estudam alunos com idades a partir dos 16 e 17 anos.

No vídeo, a professora bate continência e estica seu braço para frente, remetendo ao gesto nazista para saudar Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista nas décadas de 1930 e 1940. Ela ainda usa uma camiseta com a estampa da bandeira brasileira com um cachecol amarelo.

Em nota divulgada logo após as imagens viralizarem, o colégio havia dito que não compactua e nem concorda com a atitude da professora e que as medidas cabíveis já tinham sido adotadas. Veja o comunicado na íntegra:

“Em respeito a nossa comunidade escolar, pais, alunos e a todos que interesse tiverem sobre o ocorrido com uma de nossas professoras da 3ª Série do Ensino Médio, afirmamos que não compactuamos e não concordamos com a postura da professora e também repudiamos qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo.

O Colégio Sagrada Família em Ponta Grossa (PR) tem uma história pautada pela lisura em suas ações e respeito à comunidade, por isso repudia ações que venham a ferir os valores da vida, da moral e da ética.
Bem como, em relação à funcionária envolvida nos fatos, por se tratar de questão “interna corporis”, foram tomadas as medidas cabíveis ao caso.

Ponta Grossa, 10 de outubro de 2022.

Irmã Edites Bet

Diretora Geral do Colégio Sagrada Família”

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Paraná (Feip) assinaram nota conjunta repudiando a atitude da professora. Leia abaixo:

“A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Paraná (Feip) vêm, publicamente, manifestar o seu repúdio à conduta de professora que fez a saudação nazista em sala de aula, no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa (PR), no último sábado (8). Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional. O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente”