Uma baleia jubarte encalhou e morreu no balneário Shangrilá, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. O animal foi encontrado na manhã deste sábado (27), segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
De acordo com o LEC/UFPR, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/UFPR), a jubarte encalhada em Pontal do Paraná é um animal juvenil de aproximadamente seis metros.
Equipes do LEC/UFPR e da Prefeitura de Pontal do Paraná já trabalham no exame de necropsia para identificar a causa da morte do animal e, por enquanto, não há mais informações sobre o que teria levado a baleia até a faixa de areia do balneário.
- Bombeiros resgatam filhotes de cachorro em cemitério do Paraná
- Trânsito na BR-277: caminhão tomba em Morretes
- Batida entre ônibus e caminhão deixa um morto no Paraná
A orientação dos especialistas é que os banhistas respeitem a área de isolamento e não se aglomerem no local durante o trabalho das equipes.
Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses, é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo Whatsapp (41) 99213-8746.