Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
18.8ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Praias Paraná: boletim de balneabilidade aponta onze pontos impróprios para banho

Redação

Redação

O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão das Praias do Paraná, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), aponta melhoras em dois pontos considerados impróprios na última semana.

Foto: Alessandro Vieira/Sedest

Dessa forma, as águas da altura do Porto de Cima (no Rio Nhundiaquara) e o Terminal Turístico do Rio Paranapanema (no município de Primeiro de Maio, no Norte do Estado), são considerados aptos para banho e prática de esportes.

Com essa atualização, apenas Ponta da Pita, no Litoral do Estado, segue impróprio para as atividades.

Nas festas da virada de ano, o Paraná conta com 55 pontos próprios para banho e prática de esportes. Ao todo, são monitorados 66 pontos no Litoral e nas Costas Oeste e Norte, sendo 10 deles considerados sempre impróprios por serem foz dos rios no Litoral, ou seja, locais que drenam as áreas urbanas.

Boletins de balneabilidade das Praias do Paraná são divulgados na sexta-feira

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados.

As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná, serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.

Como saber os locais impróprios para banho no Paraná

Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.

É possível saber os pontos impróprios e próprios pelo site do IAT ou pelo aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

Confira os boletins da Costa Oeste e Norte e do Litoral.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia