Mais de 2,5 mil pessoas privadas de liberdade fizeram o Enem no Paraná esta semana

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) aplicou, nesta semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas unidades prisionais das nove regionais de todo o Paraná. Para esta edição, mais de 2,5 mil pessoas privadas de liberdade (PPLs) fizeram o exame, que representa a oportunidade de ingresso no ensino superior e a remição de pena pelos estudos.

Foto: Polícia Penal

O Enem no sistema prisional é aplicado para os presos que concluíram o ensino médio e que almejam ingressar no ensino superior. Ao atingir uma boa pontuação é possível pleitear uma vaga de graduação pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). 

Veja também:

Além dessas opções, o preso pode ingressar na graduação em uma instituição de ensino superior conveniada ou instituição parceira da Polícia Penal.

O diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini, destacou o papel do Enem no programa de tratamento penal. “Além dos efeitos positivos da educação, os estudos também possibilitam a remição de pena. Esse evento colabora sobremaneira no tratamento penal, pois traz o preso para o ambiente educacional e principalmente auxilia o reingresso dessa PPL no meio social”, disse.

O chefe da Divisão de Educação e Capacitação da Polícia Penal, Juliano Prestes, falou sobre o impacto da realização do Exame para os custodiados e para a sociedade. “A educação é um meio para que o detento se capacite para a vida após o  cumprimento de pena. Com a certificação de nível superior alcançada, ele pode almejar uma colocação no mercado de trabalho com mais facilidade, diminuindo as chances de reincidência no crime”, afirmou.

O edital é publicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a adesão é gratuita. A Divisão de Educação da Polícia Penal é responsável pela inscrição e pela organização do exame. A aplicação é de responsabilidade das pedagogas das unidades prisionais.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.