Primeiro caso da variante Ômicron é confirmado no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (12) o primeiro caso da variante Ômicron no estado. O paciente é um homem de 24 anos, morador de Curitiba. Segundo a secretaria, ele apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de dezembro de 2021 e teve o caso confirmado no dia 18. A cepa foi identificada pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. 

Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Sesa afirma que já existe transmissão comunitária da variante Ômicron no Paraná. Os dados podem ser constatados pela evolução de casos em janeiro. Somente nos primeiros onze dias, foram identificados 40.164 infectados. Para comparação, em dezembro, o total de novos casos foi de 9.165 – um aumento de 338,23%. 

“A variante Ômicron é cerca de 2 ou 3 vezes mais transmissível que a Delta, muito semelhante ao vírus do sarampo. Mas aparentemente menos grave que outras ondas, sobretudo por conta da grande cobertura vacinal no Paraná. É importante frisar que os quadros têm sido leves, mas temos paranaenses que não tomaram nenhuma dose da vacina e ainda não retornaram para a dose de reforço”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto, em declaração à Agência Estadual de Notícias. “Se não houver a vacinação, que está disponível nas unidades de saúde, casos mais graves vão acontecer”, afirmou.

O Secretário de Saúde Beto Preto confirmou o primeiro caso da Ômicron no estado. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Segundo a secretaria, o número de casos no começo deste ano se assemelha a janeiro de 2021, no início da vacinação, que registou cerca de 44 mil casos (onze dias). A média móvel dos casos teve um salto de 1.914,5% em relação aos 14 dias anteriores, na casa de 4.175 por dia. 

O secretário Beto Preto alertou a população para que adote os cuidados preventivos, a fim de evitar a transmissão desenfreada. Até o momento, não há previsão de novas medidas restritivas do governo do estado para conter o avanço dos casos. 

“Todas as medidas estão no nosso radar, mas nesse momento qualquer tipo de aglomeração fora do comum deve ser evitada. Precisamos retomar os cuidados, caso contrário vamos ver nossos hospitais apresentarem grande lotação nos próximos dias”, complementou Beto Preto. 

Entre as principais orientações estão o uso correto de máscara, distanciamento social, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios. 

Ômicron 

A Ômicron, detectada pela primeira vez em 30 de novembro no Brasil, já é dominante no País, segundo o Ministério da Saúde. Um levantamento da plataforma Our World in Data mostra que nova variante já é responsável por mais da metade das infecções no País. A cepa já se tornou dominante na África do Sul, no Reino Unido, na França e nos EUA, e outros países da Europa. 

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.