Problema na captação persiste e afeta abastecimento em bairros de Curitiba, Colombo e Pinhais

A Sanepar informa que persiste o problema de qualidade da água bruta que chega à Estação de Tratamento Iraí, mantendo a produção de água reduzida, afetando o abastecimento de moradores de Curitiba, Colombo e Pinhais. A orientação é que seja feito uso racional da água. O problema no fornecimento deveria ter sido normalizado às 12h desta quinta-feira (2).

Segundo a companhia, com a continuidade das chuvas a estação ainda recebe muita lama, terra, folhas e outros resíduos que alteram significativamente a cor da água, o que requer que o processo de tratamento seja mais demorado para assegurar a qualidade.

A previsão é que a normalização ocorra por volta do meio-dia de sexta-feira (3).

Cerca de 130 mil moradores podem ficar sem água. A Sanepar faz manobra na distribuição a fim de que não seja afetada a mesma região. Portanto, se houver nome de bairro repetido, são regiões diferentes do mesmo bairro.  

Regiões afetadas:

Curitiba: Atuba e Santa Cândida.

Pinhais: Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta 1, Centro 1 e 2, Palmital 2, Rural, Estância Pinhais 1 e 2, Weissópilis 1, Centro 1 e 2 E, Vila Amélia 2. 

Colombo: Vila Zumbi, Atuba, Guarani, Rio Pequeno, Rio Verde, Campo Pequeno, Alto da Cruz, Mauá, Guaraituba, Palmital e Maracanã.

Clientes que têm caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve possuir o reservatório com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Informações da Agência Estadual de Notícias