O Procon-PR deu orientações sobre os cancelamentos de pacotes de viagens por parte da empresa 123 Milhas. Na última sexta-feira (18), a agência de viagens anunciou a suspensão de pacotes e emissão de passagens aéreas da linha “Promo”.
Os consumidores afetados foram aqueles que tinham embarques previstos de setembro a dezembro de 2023 e ainda não tinham emitido as passagens. Segundo a empresa, a devolução do dinheiro é realizada por meio de vouchers.
Porém, clientes reclamam que os valores são incompatíveis e que os vouchers são divididos, não sendo possível utilizar todos em uma mesma compra.
De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, a orientação é que os consumidores formalizem a reclamação no site consumidor.gov.br. Os clientes devem detalhar toda a situação para o Procon poder dar andamento no processo.
“Paralelamente, nós estamos aguardando a orientação da Secretaria Nacional do Consumidor, que também está notificando a empresa 123 Milhas, e o Ministério do Turismo para estabelecer ou alinhar quais medidas serão tomadas”, afirma Claudia Silvano.
Governo vai investigar cancelamentos da 123 Milhas
No sábado (19), o Ministério do Turismo informou que acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para avaliar a conduta da agência 123 Milhas.
Em nota, o ministério declarou que vai acompanhar o avanço das investigações e manter os consumidores informados.
“O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados”, informou a pasta.
A 123 Milhas afirmou que os cancelamentos ocorreram por “motivos alheios a sua vontade”.
“A 123milhas sempre buscou agir com transparência e respeito com os seus clientes. Diante disso, gostaríamos de compartilhar uma atualização importante relacionada ao produto PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis).
Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.
Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.
Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto.”