Procon-PR realiza mutirão online de renegociação de dívidas a partir de segunda

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), realiza, a partir de segunda-feira (5), um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação segue até 30 de setembro exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos CONSUMIDOR.GOV.BR.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

De acordo com Rogério Carboni, Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf),  “a iniciativa é de grande importância, pois permitirá que consumidores que estejam numa situação de endividamento ou com dificuldade para quitar seus débitos, possam negociar com os credores, de maneira fácil e efetiva e sem precisar se deslocar.” 

Muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar ajuda por se sentirem constrangidos com a situação. “Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, ainda mais nesse momento de crise”, avalia Cláudia Silvano, Chefe do Procon-PR. 

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado. 

Participam do Mutirão bancos e financeiras, operadoras de telefonia e TV por assinatura, Copel e Sanepar e Lojas Pernambucanas.

Link da plataforma consumidor.gov.br:

https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1646250837876

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.