Campanha Outubro Rosa oferece atendimento gratuito à população da RMC

Trabalhar a prevenção de doenças, oferecer informação e orientação gratuita, com serviços de saúde. Essa será a programação deste sábado (22) na Unidade Básica de Saúde do Centro de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. O mutirão será realizado das 10h às 16h.

Foto: Reprodução/Adobe Stock

Serão ofertados pelo SUS exames de Papanicolau (exame ginecológico realizado para a prevenção ao câncer do colo do útero), além de solicitações para mamografia e ações educativas com palestras.

A enfermeira e coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Herrero, Silvia Jaqueline Pereira de Souza, explica que o câncer de mama e o colo de útero aparecem quando as células se proliferam de forma anormal. Segundo ela, o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular.

“Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo (inchaço da pele) semelhante à casca de laranja; retração cutânea (retração da pele); dor, inversão e descamação do mamilo. Podem também surgir linfonodos (nodos) palpáveis na axila”, destaca.

No caso do câncer de colo de útero, a mulher pode apresentar sangramento vaginal após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais, informa Silvia.

Segundo a enfermeira, o Ministério da Saúde divulga que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres, seguido pelo colo de útero 570 mil casos novos por ano. No Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer que mais afeta as mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. (INCA, 2020).

Silvia declara que “o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Quando falamos de o câncer de colo uterino, em 2020, 311 mil mulheres, foram a óbito. A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, segundo o INCA”. A coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Herrero lembra que “homens também desenvolvem câncer de mama, mas a incidência nesse grupo representa uma parcela pequena, a estimativa é de apenas 1% de todos os casos da doença”.

A ação especial vai acontecer das 10h às 16h na UBS do Centro (R. Antônio Thomaz Bitencourt, S/N – Centro, Quatro Barras). As pessoas receberão senhas de atendimento por ordem de chegada.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.