A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) iniciou as obras de manutenção de nove pontes e viadutos em rodovias da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O investimento é de R$ 1.931.301,71 e envolve dez municípios (Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Balsa Nova, Curitiba, Colombo, Piraquara e Quatro Barras).
Os serviços são administrados e fiscalizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), devendo ser finalizados ainda este ano.
A empresa executora está realizando os serviços previstos por etapas, atendendo cada estrutura antes de iniciar um serviço diferente, aproveitando a relativa proximidade dos viadutos e pontes um dos outros.
No momento a frente de trabalho está concentrada na substituição de guarda-corpos antigos por peças novas, substituição de defensas metálicas, e implantação ou reparo das descidas d’água, dispositivos que recebem e direcionam a água das chuvas, protegendo o talude contra erosões.
As obras preveem ainda reparo e recuperação de superfícies avariadas nas estruturas de concreto, bem como execução de reforços nas mesmas conforme a necessidade, mais correções e ampliação do sistema de drenagem, nova sinalização e dispositivos de segurança, roçada da vegetação e poda de galhos de árvores sobre a pista dos acessos e/ou tabuleiro, limpeza e pintura da ponte, entre outros.
Confira as estruturas contempladas nas rodovias da Grande Curitiba:
- Ponte Rio Piedade (PR-092) no limite entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul;
- Viaduto R. Francisco Kruger (PR-418) em Almirante Tamandaré;
- Ponte Rio Verde (PR-423) no limite entre Araucária e Campo Largo;
- Ponte Rio Curralinho (PR-506) no limite entre Piraquara e Quatro Barras;
- Viaduto sobre a Ferrovia (PR-510) em Balsa Nova;
- Viaduto R. Newton Laporte (PR-418) em Curitiba;
- Viaduto R. Pedro Teixeira Alves (PR-509) em Almirante Tamandaré;
- Viaduto R. Brasílio Cuman (PR-418) em Curitiba;
- Pontilhão Rio Canguiri (PR-802) no limite entre Colombo e Quatro Barras.
Os locais exatos de cada ponte e viaduto podem ser consultados neste mapa, na opção CP 49/2022, em referência ao processo licitatório que resultou no contrato vigente.
- Leia também: Mega-Sena acumula, mas paranaenses acertam a quina