Projeto estimula inclusão e igualdade de gênero em fábrica de Rio Branco do Sul

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, está estimulando a diversidade e inclusão na operação da fábrica em Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, com a iniciativa chamada “Ensacadeira Inclusiva”.

Foto: Divulgação

Há três anos a empresa iniciou um projeto na unidade para contratação de Pessoas com Deficiência (PCDs) e mulheres para trabalharem nas ensacadeiras, equipamentos automatizados que completam o processo de produção de cimentos em que os produtos são colocados em embalagens para venda em lojas de materiais de construção.

Jamile Eduarda Gonçalves, 19 anos, e a Marcia Cristina Jovinski da Silva, 34, trabalham na ensacadeira da fábrica. Jamile, moradora de Itaperuçu, foi contratada a partir do Programa de Estágio Técnico para Mulheres da Votorantim Cimentos. Durante um ano, trabalhou na área de manutenção preventiva da fábrica enquanto fazia o curso de eletromecânica no Senai em Rio Branco do Sul. Em janeiro deste ano, foi efetivada para trabalhar como operadora de produção.

Já Marcia possui visão monocular e estava desempregada antes de ser contratada pela empresa. Assumiu o desafio de operar a ensacadeira ainda em um período que amamentava sua filha mais nova. Após, oito meses, ela está treinando outra colega para atuar na função.

Outra história da unidade que simboliza os esforços da Votorantim Cimentos para aumentar a equidade de gênero na operação é a da Caroline Paes Bomfim, 30. Após quatro meses de retorno na sua licença maternidade, ela foi recentemente promovida a coordenadora de produção da fábrica e será responsável pelo processo produtivo de 2,3 milhões toneladas de cimento por ano e gerenciará um time de aproximadamente 90 pessoas na unidade. Caroline entrou na empresa em 2012 como técnica de produção, foi supervisora de turno e atualmente atuava como engenheira de processos na unidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.