Cidade do Paraná recebe título como exemplo em melhor atendimento à saúde básica

O pequeno município de Santa Helena, fica no oeste do Paraná a 107 km de Foz do Iguaçu. Santa Helena foi eleita a primeira cidade do Paraná e a décima cidade do Brasil a ter o melhor atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do programa Previne Brasil, que visa reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em saúde.

O título, é motivo de orgulho para cerca de 27 mil moradores da cidade. O programa Previne Brasil foi criado em 2019 pelo Ministério da Saúde, mas efetivamente passou a funcionar ano passado. Por meio dele foi possível investir nas oito Unidades Básicas de Saúde de Santa Helena distribuídas em cinco distritos.

Mensalmente, são realizados mais de sete mil atendimentos nas UBS, e mais de 300 profissionais da saúde. Na cidade, 62% da população já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A excelência na atenção primária vai além da entrega de um medicamento, de uma consulta com o médico, o diferencial está no atendimento humanizado.

Veja mais detalhes sobre este caso na reportagem completa do Tribuna da Massa Foz do Iguaçu e região desta terça-feira (27):