Funcionários da Renault aceitam acordo e greve termina após 16 dias

Depois de 16 dias, os funcionários da Renault aceitam o acordo e a greve iniciada no dia 6 de maio terminou nesta segunda-feira (23). A empresa sediada em São José dos Pinhais e o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) chegaram a um consenso sobre o acordo de flexibilidade e competitividade.

Foto: Divulgação/Simec

O documento engloba participação nos lucros e resultados (PLR), data-base, vale-mercado e outras reivindicações da categoria.

A proposta foi fechada entre as partes durante o fim de semana e foi votada em assembleia nesta manhã na porta da fábrica. O acordo foi aprovado pela maioria dos trabalhadores e, portanto, a paralisação foi encerrada.

Propostas do novo acordo

Um dos pontos que levaram os funcionários da Renault a aceitarem o acordo foi a proposta de reajuste salarial. Ficou decidido que eles receberão aumento 13,67% em setembro deste ano ou o equivalente ao INPC mais 1,5%, dependendo do que for mais vantajoso para o trabalhador. Além disso, há a garantia do INPC mais 1,5% em setembro de 2023, garantindo aumento real para a categoria.

Os trabalhadores da Renault ganharam ainda aumento no vale-mercado, que chega a R$ 1 mil neste ano e será reajustado pelo INPC no ano que vem. A diferença do adiantamento da PPR de 2022 será paga no dia 31 deste mês, além do ressarcimento dos descontos dos dias de greve também será reposto no mesmo dia.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.