Simulação de acidente reúne órgãos de segurança na RMC

Combater ocorrências de trânsito, principalmente envolvendo embriaguez ao volante, foi o objetivo da ação simulada de incidente, realizada na última semana na esquina das ruas Voluntários da Pátria com Scharffenberg de Quadros, no centro de São José dos Pinhais.

A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) e contou com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, ONG Resgate Voluntário Parceiros da Vida e Bar da Julia.

O simulado apresentou acidente de trânsito envolvendo uma batida entre um carro e um poste. Um adulto esteve com maquiagem de sangue e fraturas na representação, demonstrando o estado em que a vítima pode ficar após um incidente desta gravidade.

A ação de cunho educativo e preventivo tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito e alertar os motoristas sobre os riscos de beber e dirigir, combinação perigosa que pode resultar em consequências trágicas. Entrega de porta copos, folders, baldes de cerveja feitos com carros sinistrados e testagem educativa com bafômetro foram algumas das atividades desenvolvidas no simulado.

Dirigir sob efeito do álcool, além de reduzir a capacidade de reação do motorista, coloca em risco a segurança de todos que estão no trânsito. O ato é considerado crime com pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação. A multa tanto para qualquer índice positivo de embriaguez ou recusa ao teste é de R$ 2.934,70 e o condutor pode ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses.