O vazamento de amônia que aconteceu na noite deste domingo (11) em uma empresa de refrigerantes ocorreu devido a abertura de uma válvula de segurança. A fábrica fica localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Em nota, a Cini, tradicional marca de refrigerantes instalada na RMC, informou que investiga o vazamento de amônia. De acordo com a empresa, o escoamento aconteceu no sistema de refrigeração após a abertura de uma válvula de segurança.
“A Hugo Cini S.A. vem a público esclarecer que ontem à noite, dia 11 de junho de 2023, por volta das 20h50, houve um vazamento de gás amônia do sistema de refrigeração, em decorrência da abertura de uma válvula de segurança”,
diz a nota da Cini.
A fábrica explica, ainda, que “a situação foi rapidamente sanada com a pronta atuação de colaboradores internos que promoveram o isolamento do sistema afetado. A empresa apurará as possíveis causas da ocorrência”.
Empresa é evacuada após vazamento de gás em São José dos Pinhais
A empresa de refrigerantes, localizada no bairro Afonso Pena, foi evacuada após registrar vazamento de amônia. Por volta das 21 horas, moradores da região acionaram a Polícia Militar (PM) relatando que havia um forte odor no local.
Veja também:
- Empresa é evacuada após vazamento de gás em São José dos Pinhais
- ‘Bomba’ em aeroporto em Foz do Iguaçu era pacote de coxinhas
Quando a PM chegou, foi constatado o vazamento. O Corpo de Bombeiros também foi chamado e os funcionários evacuaram a empresa.
Os bombeiros identificaram que se tratava de um vazamento de NH3, gás conhecido popularmente como amônia. O trabalho de contenção durou cerca de 30 minutos.
De acordo com a tenente Renata Zanetti, o vento e a chuva, registrada na noite de domingo, contribuiu para a dissipação da amônia no ar. Portanto, não há risco para a população que mora na região.
Nenhum funcionário teve grandes danos por inalar amônia. No momento do vazamento, havia apenas uma pessoa no setor. O homem estava de máscara e não foi contaminado.