Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
16.9ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Seca continua severa no Sudoeste e agrava abastecimento em cidades da região

Redação

Redação

A estiagem continua prejudicando sistemas de abastecimento de água na Região Sudoeste do Paraná. A falta de chuvas agrava a condição dos mananciais, que chegam a níveis muito baixos, insuficientes para abastecer a população com regularidade. O cenário é mais crítico em Dois Vizinhos, Três Barras do Paraná e Matelândia. A Sanepar alerta a população sobre a necessidade de economizar água.

Rio Girau, em Dois Vizinhos, está com vazão de 60%. Foto: Sanepar

Em Dois Vizinhos, que já está em rodízio, a Sanepar prevê ampliar o período de suspensão do abastecimento na próxima semana. O Rio Girau Alto está com 60% de vazão, e os poços complementares tiveram redução de 50% no volume de água disponível para captação e tratamento.

Foram adotadas medidas operacionais que ampliaram em 15% a capacidade de produção de água tratada e estão previstas outras ações que vão elevar em mais 15% até o fim de março. Porém, sem chuvas, não há água disponível para captação e tratamento.

Rodízio

Em Três Barras do Paraná, a Sanepar deve iniciar rodízio a partir de segunda-feira (21) em função da queda da vazão do Rio Trigolândia. As equipes estão fazendo manobras e adequações no sistema de distribuição para auxiliar na recuperação dos níveis dos reservatórios de água tratada, mas a normalização do abastecimento depende de chuvas regulares e em bons volumes.

Matelândia entra em situação de alerta devido à combinação de estiagem, temperaturas altas, queda de vazão dos poços e elevação no consumo. Três importantes poços do sistema de abastecimento perderam mais de 30% de vazão.  Outro poço mantém a redução em 20%.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia