Secretaria da Saúde divulga mais 18 casos e nove mortes pela H3N2 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná confirmou nesta quarta-feira (9) mais 18 casos e nove mortes em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro do ano passado já registrou 2.081 casos e 111 mortes em 232 municípios. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença.

As novas mortes foram registradas em Almirante Tamandaré, Cascavel, Curitiba, Jandaia do Sul, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon e São Miguel do Iguaçu. São quatro mulheres e cinco homens, com idades entre 34 e 95 anos. As mortes ocorreram entre os dias 18 de janeiro e 23 de fevereiro.

Diagnóstico

Atualmente os diagnósticos de Influenza são feitos nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação a nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Confira os dados por municípios.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.