Sindicato dos Policiais Penais cobra mais ações no combate à pandemia nos presídios do Paraná

Em decorrência do aumento de casos de covid-19, o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN) pediu que o Departamento de Polícia Penal (Deppen) volte a adotar regras mais rigorosas para evitar a proliferação do coronavírus nas unidades do estado.

Foto: Deppen

No dia 11 de janeiro, uma portaria do órgão liberou algumas restrições com relação aos cuidados com a pandemia, como a permissão para visitas íntimas e uma maior quantidade de pessoas autorizadas para visitar os detentos. A preocupação do SINDARSPEN é que a pouca restrição na circulação de pessoas desencadeie um surto de covid-19 nas penitenciárias, casas de custódias, colônias penais e cadeias públicas estaduais.   

Além da questão sanitária, a preocupação também está na falta de condições para seguir o trabalho com a ausência de funcionários, já que muitos policiais penais estão precisando ser afastados do serviço por estarem contaminados.

O SINDARSPEN também solicitou que o Deppen retome a prática de testagem em massa nos presos e nos servidores, para isolar todos que possam ser vetores de contaminação. “Por ser fechado, aglomerado e com pouca luz e ventilação, o ambiente prisional reúne condições propícias pra rápida proliferação do coronavírus. Por isso, é necessário que o Deppen siga tendo rigidez no controle da pandemia nos presídios. Não dá para relaxar diante da alta de contaminações”, defende o presidente do Sindicato, Ricardo Miranda.

Em todo o Paraná há cerca de 30 mil pessoas privadas de liberdade, em penitenciárias, casas de custódia, colônias penais e cadeias públicas distribuídas em mais de 150 municípios.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.