Sobe para 4,2 mil o número de pessoas atingidas pelas chuvas no Litoral e RMC

A Defesa Civil divulgou um novo boletim nesta quarta-feira (30) com o número atualizado de ocorrências por conta das chuvas intensas que causaram inundações, enxurradas e alagamentos em municípios do Litoral e da Região Metropolitana. Até o fim desta tarde, o número de pessoas atingidas subiu para 4.210. Destas, 1.105 foram desalojadas e 47 foram desabrigadas. 629 casas foram danificadas. Não há registros de mortos, feridos ou desaparecidos.

Foto: SESP

No total, nove municípios foram impactados pelo alto volume de chuvas. Quatro Barras teve registro de inundações. Alagamentos foram identificados em Campina Grande do Sul, Curitiba, Guaraqueçaba, Piraquara, São José dos Pinhais e Morretes, que teve número significativo de ocorrências. Apenas no último município, 424 pessoas foram afetadas. Antonina e Campo Largo tiveram deslizamentos.

Equipes estão atendendo os municípios atingidos. As estações meteorológicas do Paraná identificaram chuvas acima da média histórica para o mês de novembro em cidades do Litoral e da RMC. O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD) continua acompanhando a situação meteorológica para apoiar os municípios e enviar alertas para a população.

Em Campina Grande do Sul, equipes da Copel, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estiveram na região do reservatório do Capivari para orientar a população ribeirinha a respeito da elevação do nível do rio abaixo da barragem da Usina Governador Parigot de Souza. Há previsão de aumento da vazão hoje e nos próximos dias, o que exige atenção por parte dos moradores da região.

Abastecimento

A Ceasa Paraná enviou pela manhã para 600 famílias carentes de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a pedido da própria prefeitura, 1 mil kg de produtos congelados, e duas cargas com 20 caixas de alface e 20 caixas de manga para evitar desabastecimento no local. Também foram feitas doações para famílias da Caximba, em Curitiba, próximo ao Ceasa. Novas doações devem ser realizadas nos próximos dias.

Outros atendimentos

Diversas equipes também estão na BR-376, na Serra do Mar. Até o momento ainda não há exatidão na quantidade de veículos que estão soterrados, bem como não há confirmação oficial do total de vítimas no local. As informações preliminares foram repassadas em coletiva de imprensa nesta manhã. Seis pessoas foram resgatadas com vida e duas mortas.

São 54 bombeiros militares trabalhando. Hoje já foi possível realizar a interligação das duas frentes de trabalho, unificando as operações de socorro, limpeza e busca de vítimas. A rodovia está interditada nos dois sentidos e não há previsão para liberação do tráfego.

Familiares e amigos de pessoas que eventualmente possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço funciona 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone da Centro de Operações Cidade da Polícia – 0800-282-8082.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa